segunda-feira, 19 de abril de 2010

Jatene: credibilidade é fundamental


Em palestra para os empresários de Parauapebas, o ex-governador do Pará, Simão Jatene, reforçou a necessidade de construção de um pacto para o desenvolvimento do Estado. “É preciso que os mais diferentes setores da sociedade: trabalhadores, empresários, produtores rurais, organizações não-governamentais, todos enfim, se unam em torno de objetivos comuns”, afirmou. Segundo ele, nenhum governo, sozinho, tem condições de atender todas as demandas sociais. “Mas, para que esse pacto dê certo é preciso que ele seja mediado pelo governo e, para isso, a administração pública precisa ter credibilidade”, avaliou.
O ex-governador esteve no município para participar do seminário Tendências de Mercado – Desafios e Oportunidades do Pará, promovido, na noite de quinta-feira, pela Gestor Consultoria. Como exemplo de pacto bem sucedido em nível municipal, o ex-governador e pré-candidato ao governo pelo PSDB citou Paragominas. Uma cidade onde a união entre o poder público e a sociedade resultou em um novo modelo de desenvolvimento local. O município, que até a alguns anos era conhecido como um exemplo de exploração predatória dos recursos madeireiros da Amazônia, hoje é modelo de desenvolvimento sustentável com uma economia baseada no setor agroflorestal.
No final da palestra, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Parauapebas (Acip), José Rinaldo Carvalho, entregou ao governador um documento apresentando os principais problemas de infraestrutura enfrentados pelo município. O quadro apontado por Carvalho foi bastante sombrio. O empresário destacou que Parauapebas vem apresentando taxas de crescimento populacional de aproximadamente 20% ao ano e que o Estado não vem conseguindo implantar medidas efetivas para reduzir o impacto social deste fluxo migratório.
(Fonte: Jornal Diário do Pará)

Nenhum comentário: