quinta-feira, 13 de maio de 2010

RELATÓRIOS PODEM DERRUBAR ANA JÚLIA


O pau cantou na reunião extraordinária da Comissão de Finanças da Assembléia Legislativa do Pará. Motivo: a divulgação, pela deputada Simone Morgado, dos três primeiros relatórios da Auditoria Geral do Estado remetidos à Assembleia Legislativa sobre irregularidades na Secretaria de Educação (Seduc), Secretaria de Transportes (Setran) e na Ação Social do Governo (Asipag).
A deputada apresentou um resumo dos relatórios conclusivos da AGE. Foram esses relatórios, entregues à AL que fizeram a governadora Ana Júlia Carepa demitir a auditora Tereza Cordovil. No relatório não há nenhuma opinião ou parecer da presidente da Comissão de Finanças. São recomendações do governo para o próprio governo. Ou seja, as irregularidades falam por si mesmas. Ou melhor, gritam, denunciando os métodos de um governo cujo partido sempre se apresentou à sociedade paraense como paladino da moralidade. Nos relatórios sobre a Seduc, por exemplo, 80% das obras, no atual governo, foram realizadas sem licitação. Há superfaturamento, pagamento integral de obra que mal começou, favorecimento descarado a empreiteiras. Enfim, um festival de crimes contra os cofres públicos que podem até redundar em cassação do mandato de Ana Júlia. Quem chiou, ficou fulo de raiva e quase parte para as chamadas vias de fato com Simone foi o neolíder governista, deputado Gabriel Guerreiro (PV). Ele, no auge do bate-boca com Simone, apresentou, por escrito, uma questão de ordem para que fosse observado o artigo 105, do Regimento Interno da Casa, que prevê cassação de mandato, por falta de decoro parlamentar. Para Gabriel Guerreiro, transmitir informações sobre documentos oficiais de caráter reservado enseja perda de mandato. Indiferente à crise apoplética de Guerreiro, a deputada do PMDB indeferiu a questão de ordem. “Vou divulgar, sim, porque esses relatórios são documentos públicos”. A deputada refrescou a memória de Guerreiro, lembrando a ele que a própria Controladoria Geral da União (CGU) já divulga em seu site a relação de auditorias feitas pelo órgão. Também disse que há o Portal da Transparência, da Presidência da República com informações do governo na internet. "Não tenho medo de perder meu mandato, eu assumo toda a responsabilidade pela publicidade desse material, por isso eu vou divulgar todos os relatórios que chegaram à comissão", fulminou a deputada, acrescentando que não tem medo de ameaça de cassação.
A previsão é que depois de apresentar o conteúdo de cada relatório, a Comissão deverá acionar o Ministério Público e, ainda instalar uma CPI. Simone também cobrou da Auditoria Geral do Estado (AGE) a remessa à Assembleia 90 relatórios que até agora lá não chegaram. Daqui a pouco, colaborando com o interesse público, o blog vai postar a íntegra dos relatórios bombásticos divulgados hoje pela corajosa deputada Simone Morgado.
 
Fonte: Blog do Vic 

Nenhum comentário: