Sen. Flexa Ribeiro |
Por proposta do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), o plenário do Senado pode aprovar um voto de aplauso ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que governou o País durante oito anos (1995/2002) e completará 80 anos no dia 18 deste mês. De acordo com Flexa Ribeiro, ao longo de sua trajetória política Fernando Henrique firmou-se como estadista e “grande intelectual”. Além disso, acrescentou o senador paraense, ele se destacou por sua “notável capacidade de articulação partidária” como co-fundador do PSDB e presidente de honra do partido.
Flexa Ribeiro enfatizou ainda que, além de político, o ex-presidente tucano é professor, escritor e sociólogo e foi senador e ministro do Exterior e da Fazenda. Flexa Ribeiro também lembrou o seu grande marco na República brasileira – a criação do Plano Real – enquanto ministro da Fazenda no governo Itamar Franco.
“O colunista do jornal Folha de S. Paulo, Guilherme Barros, atribuiu ao Plano Real o aprendizado dos brasileiros sobre o ‘sentido de proporção’ quanto à sua capacidade de endividamento”, registrou o senador. Flexa destacou que Fernando Henrique graduou-se em Sociologia pela Faculdade de Filosofia,Ciência e Letras da Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduou-se pela Universidade de Paris, desenvolvendo carreira acadêmica no Brasil e no exterior. Em 1969, pontuou, ele fundou o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). Flexa Ribeiro fez questão de frisar o ex-presidente também foi eleito o 11º pensador global mais importante pela revista Foreign Policy, em 2009, por sua contribuição para o debate sobre a política antidrogas. E reiterou que Fernando Henrique publicou diversas obras reconhecidas internacionalmente, entre as quais “Dependência e Desenvolvimento na América Latina”.
Fonte: Liderança do PSDB no Senado
Nenhum comentário:
Postar um comentário