Agência Pará de Notícias
Atualizado em 24/01/2012 às 21:06
O Pará é um dos 18 Estados escolhidos para receber delegações das Olimpíadas e Paralimpíadas Rio 2016. O anúncio foi feito nesta terça-feira (24), pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, após um ano de criterioso processo de análise e seleção. Os locais de treinamento selecionados para os jogos pré-olímpicos ficam todos em Belém. São eles: a pista de campo e atletismo do Estádio Edgar Proença, o Mangueirão; a piscina e tanque de salto do Complexo Aquático Estadual e o Ginásio de Esportes do Pará, ambos na Escola Estadual de Educação Física da Universidade do Estado do Pará (Uepa); e o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba).
Foram consideradas 172 instalações esportivas aptas em todo o país, localizadas em 73 cidades de 18 Estados, espalhados pelas cinco regiões do país. O processo de cadastramento e seleção de locais de treinamento pré-jogos selecionou locais que atendessem aos requisitos técnicos e recomendações das federações esportivas internacionais. Além dos quesitos técnicos, foram avaliados os critérios de acesso, a proximidade de aeroportos com voos domésticos e as redes hoteleira e hospitalar.
Durante a apresentação dos locais escolhidos, o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, falou sobre a importância do evento esportivo para o país e para os locais de treinamento dos jogos. “É com satisfação que podemos dizer que o cumprimento dessa solicitação trará benefícios para todo o Brasil. Receber delegações olímpicas e paraolímpicas dissemina a experiência dos jogos para além do Rio e movimenta as cidades social e economicamente. Essas cidades podem passar a atuar como polo de desenvolvimento esportivo em seu Estado ou região. É também uma oportunidade de divulgação e promoção nacional e internacional do potencial esportivo e turístico dos municípios”, afirma ele em publicação no site oficial do Rio 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário