terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Estudo revela que PT mantém população refém do Bolsa Família


Bittar: PT desvirtuou programa idealizado por Ruth Cardoso
Márcio Bittar: PT desvirtuou programa
idealizado por Ruth Cardoso
Brasília – Reportagem publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo no domingo (13) revela que a população pobre do Brasil prossegue dependente dos programas de transferência de renda – a despeito das promessas do governo federal, que previa a utilização dos benefícios, por uma pessoa, por prazos determinados. O deputado federal Márcio Bittar (PSDB-AC) avalia que a situação reflete o desvirtuamento, por parte das gestões petistas, de uma proposta idealizada pelo PSDB.
“As políticas compensatórias foram idealizadas pela dona Ruth [primeira-dama do Brasil durante o governo Fernando Henrique Cardoso] e são necessárias. Atacam problemas como a fome, que realmente não pode ter sua solução adiada. Porém, sob o comando do PT, se transformaram em políticas eleitorais. O fato é que o PT não conseguiu implantar reformas necessárias para o Brasil e usa o Bolsa Família como uma compensação para disfarçar sua incompetência”, avaliou o parlamentar.
O texto publicado pelo Estadão tem como referência uma pesquisa feita pela ONG Christian Aid, entidade europeia que monitora programas de combate à pobreza em todo o mundo. O estudo detectou que há avanços, mas apontou falhas governamentais no sentido de deixar a população “independente” do programa. A falta de estruturas de cooperativismo e empreendedorismo é citada como um dos maiores equívocos. O pesquisador Alexandre de Freitas Barbosa, professor da USP e um dos responsáveis pelo estudo, disse ao Estado que o Bolsa Família é priorizado pelo governo por garantir “estatísticas positivas e dividendos eleitorais”.
Bittar enfatiza que a questão eleitoral caminha de maneira indissociável com o Bolsa Família. Em períodos de campanha, relata o deputado, petistas e aliados costumam dizer à população que o PSDB “quer acabar com o Bolsa Família”, o que interfere na disputa. “E dizer isso não faz o menor sentido. O PSDB defende o Bolsa Família. Só discordamos da maneira como o projeto é conduzido pelo PT”, declarou.
O parlamentar destacou o que, em sua opinião, traduz a maneira como o PT enxerga os resultados do programa. “O PT se vangloria por inserir mais pessoas no Bolsa Família. Deveria comemorar o contrário – isso sim significaria que mais gente está deixando a pobreza”, apontou. 

Fonte: PSDB

Nenhum comentário: