terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Jovens discutem propostas para Belém com o prefeito Zenaldo



Juventude Tucana do Pará e Turma do Chapéu, reunidos com prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho
A “Turma do Chapéu”, grupo de jovens que viaja pelas capitais brasileiras discutindo política com os prefeitos de cada cidade, chegou à Belém no último domingo (20). Uma entrevista com o prefeito Zenaldo Coutinho integrou a programação, numa conversa sobre educação, saúde, saneamento e os desafios de começo da nova gestão. A excursão pela capital paraense segue até hoje (22), tendo como fim a produção de um documentário sobre o retrato de todas as capitais brasileiras.
“A proposta do Instituto é levar jovens que se interessam por política, militantes do partido, a conhecer as 27 capitais brasileiras em 66 dias. Com isso nós vamos produzir um documentário falando desse apanhado geral das cidades. Já conhecemos o Ver-o-Peso, o Portal da Amazônia, a Assembleia Legislativa, o Tribunal de Justiça, o Centro Histórico e o Forte. O tempo é curto, mas está sendo produtivo”, afirmou Leonardo Lopes, um dos quatro integrantes da Turma do Chapéu que vieram à Belém.
Um dos primeiros assuntos abordados foi a educação. A Turma do Chapéu, vinculado ao Instituto Teotônio Vilela do partido do PSDB, estava interessada nas inovações que serão propostas. Como resposta, Zenaldo falou sobre o objetivo de ampliar a rede municipal de ensino, a implantação do Pró-paz e a criação do pré-vestibular de excelência. No âmbito cultural, também foi abordado o principal objetivo da prefeitura de retomar a identidade cultural do município, incentivando os artistas emergentes e valorizando a música e gastronomia típicas da região.
Sobre a temática meio ambiente, o prefeito expôs a necessidade da conscientização ambiental, principalmente nas periferias, que sofrem grande degradação. “Belém é a Cidade das Mangueiras, mas essa espécie não é nativa da região. Por isso, queremos manter as áreas arborizadas com as mangueiras e onde não há, queremos incorporar as espécies naturais da Amazônia”, afirmou o prefeito.
União política
Para garantir os projetos das áreas limites entre Belém e Ananindeua, saneamento básico e a continuidade das obras do BRT (Bus Rapid Transit), Zenaldo enfatizou a importância da parceria entre as prefeituras dos dois municípios com o Governo do Estado. “Esta é uma oportunidade única. Há tempos não tínhamos essa aliança entre as prefeituras e o Governo do Estado. Com isso, não podemos falhar. As expectativas para essa gestão são as melhores”, afirmou o prefeito de Belém.
Zenaldo Coutinho lembrou sua juventude militante, onde começou sua carreira política com 21 anos, sendo o vereador mais jovem do País, chegando hoje aos 51 anos de idade com nove mandatos e trinta anos de experiência política. Ele falou sobre a importância do interesse dos jovens pela política e em particular ao trabalho da Turma do Chapéu. “Acho que o grande desafio dessa juventude é apreender o que está acontecendo, mas ter a capacidade de pinçar de cada experiência nova, de cada região do Brasil, um conceito de país e a partir daí poder formular políticas públicas nas suas respectivas localidades”, avaliou Zenaldo Coutinho.
De Belém, a Turma do Chapéu segue para Macapá, onde encerram as visitas na região Norte, depois viajam para o Nordeste. Os trabalhos encerrarão no dia 13/02 e o documentário, resultado final dessa maratona, será disponibilizado no sitewww.turmadochapeu.com.br e no canal de compartilhamento de vídeos, Youtube, até o final deste ano.
(Fotos: Alessandra Serrão e texto: Prefeitura de Belém)

Um comentário:

Anônimo disse...

o que o nelson tá fazendo ai, ele não era do PT?^!