terça-feira, 25 de junho de 2013

“Democracia sem adjetivos. Os 25 anos do PSDB”, por Beto Richa

PSDB: 25 anos.
Aprendi com meu pai, José Richa, um dos fundadores do PSDB, que democracia deve ser um substantivo sem adjetivos. Este é o nosso papel, ao comemorarmos, como partido, um quarto de século: tornar a democracia brasileira, conquistada a duras penas, cada vez mais substantiva, sem a necessidade de qualificações.
Por isso, acredito que é preciso aprofundar os princípios que embasaram a criação do PSDB e entender como nos conduzir diante da realidade brasileira para interpretá-la e vivê-la, com propostas políticas claras, sem nos desviar de nosso programa.
É preciso, como sempre, transmitir nossas mensagens partidárias, sem receios e disfarces, discutindo-as com o maior número possível de pessoas.
É preciso valorizar as propostas e medidas do PSDB, responsáveis pelo desenvolvimento socioeconômico do país: abertura da economia, solidez do sistema financeiro, estabilidade econômica, valorização da educação e políticas consistentes de inclusão social.
É preciso ser, como sempre fomos, a vanguarda na luta pela transparência, pela imunidade à corrupção, e transmitir, com exemplos, esses valores à sociedade brasileira.
É preciso buscar mecanismos econômicos ágeis e modernos em busca do desenvolvimento social concreto, que crie as condições de crescimento pessoal e profissional. Em sintonia com os interesses nacionais, precisamos debater medidas para enfrentar a inflação e impedir a desindustrialização, algo que o atual governo não está conseguindo fazer.
É preciso intensificar a aproximação com os movimentos sociais, assim como abrir canais para discussão de assuntos aparentemente embaraçosos junto a entidades, sindicatos, universidades, escolas etc.
É vital que aprofundemos esses e outros requisitos para consolidar a prática democrática e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade de vida de cada cidadão brasileiro.

Um comentário:

João Emiliano Martins Neto disse...

Parabéns ao PSDB pelos 25 anos.

PSDB que na pessoa de um líder como Fernando Henrique Cardoso foi o sigla partidária que representou o melhor governo da Nova República que foi o de Fernando Henrique, apesar dos atavismos de esquerda como a proibição ao fumo e o financiamento ao grupo terrorista do PT que é o MST, consolidou as bases de um Brasil mais próspero, livre e decente.


JOÃO EMILIANO MARTINS NETO