quinta-feira, 8 de abril de 2010

Por falta de verbas, Belém perde GP Brasil de Atletismo


Sem verba, Belém perde GP Brasil de atletismo


EDUARDO OHATA
da Reportagem Local

O GP Brasil de atletismo deixará de acontecer neste ano em Belém --será disputado no Rio, em 23 de maio. A reportagem apurou que foram motivos financeiros que impediram que a capital paraense organizasse mais uma edição do meeting.

O GP Brasil integra o circuito da Iaaf (a federação internacional de atletismo) que reúne os principais meetings do mundo.

No ano passado, em Belém (que perdeu para Manaus a disputa para ser a sede da Copa de 2014 na região Norte do país), a competição contou com presença de seis campeões olímpicos, quatro deles vencedores nos Jogos de Pequim-2008.

Existe ainda uma possibilidade de Belém organizar neste ano um GP, de menor importância, que poderia ser encaixado nos dias 12 ou 19 de maio.

Apesar de dirigentes paraenses terem demonstrado interesse no GP Brasil durante discussões com dirigentes da Confederação Brasileira de Atletismo, até agora não emitiram resposta afirmativa. O prazo dado pela CBAt havia sido o fim de fevereiro, até para que houvesse tempo hábil para que os convites aos astros internacionais do esporte fossem feitos.

Com a saída de Belém do calendário dos GPs, a paranaense Maringá recepcionará um GP, no dia 30 de maio. Será a primeira vez que as instalações do estádio Willie Davis abrigarão uma competição internacional. O principal objetivo para a construção da pista foi a disputa das olimpíadas escolares.

Fortaleza e Uberlândia recepcionarão GPs, respectivamente, em 16 e 26 de maio.

A reportagem tentou contato com a Secretaria de Esportes e Lazer do Pará durante a tarde de ontem. Mas ninguém atendeu os telefonemas e tampouco respondeu o e-mail enviado. 

Nenhum comentário: