terça-feira, 27 de abril de 2010

Serra vai criar o Ministério da Segurança Pública

Um Ministério para a Segurança
  

O pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra, prometeu hoje, em entrevista ao programa Brasil Urgente, da Tv Bandeirantes, apresentado por José Luiz Datena, que se eleito vai criar o Ministério da Segurança Pública.
“O governo tem que se envolver diretamente nas ações de segurança, pois na base da violência estão a droga e o tráfico de armas”, afirmou Serra.
De acordo com  a visão dele, o Ministério da Justiça, que atualmente cuida do problema, tem um perfil mais jurídico, a partir da pessoa escolhida para o cargo, em geral um jurista.
“Precisamos de alguém que trabalhe na repressão, que faça o enfrentamento inteligente do crime, que reorganize todo o trabalho de segurança no País”, insistiu Serra.
Esta é a segunda passagem do ex-governador de São Paulo pelo programa popular em menos de dois meses.
Bolsa Família
Sua estratégia de não confrontar Lula, não mereceu reciprocidade por parte do postulante do PT ao governo de São Paulo, Aloizio Mercadante, que no lançamento de sua pré-candidatura, no último sábado, criticou a gestão Serra à frente do Estado.
“Sou candidato a presidente. O Mercadante é candidato a governador”, lembrou Serra. “Responder ao Mercadante é um atraso de vida. Ele vai ficar falando, falando, falando e falando”, disse ele.
Serra disse que pretende aumentar o alcance do programa Bolsa Família, uma das maiores vitrines do governo Lula. “Eu não sou trouxa, eu sei governar”, afirmou. Sua intenção, disse, seria ligar o Bolsa Família a políticas de incentivo ao emprego, formação profissional e saúde. “Porque o fundamental para as famílias é ter renda e trabalho”.
Violência
Aproveitando a principal temática do programa – a policial – Serra utilizou um discurso duro contra a violência e nesse ponto da entrevista prometeu criar um Ministério da Segurança Pública para combater o crime organizado. O presidenciável tucano usou o jargão policial para dizer que “bandido tem de ser enfrentado com dureza” e “engaiolado”.
Serra citou casos de notoriedade pública, como o de Champinha, que matou Liana Friedenbach e Felipe Caffe, em 2003. “Nós impedimos que o Champinha fosse solto”, disse, lembrando que o adolescente seria solto depois de cumprir pena na Fundação Casa (antiga Febem) e completar maioridade, mas acabou sendo internado por tempo indeterminado na clínica psiquiátrica do Hospital de Tratamento e Custódia, por interferência do Estado.
De acordo com Serra, é falso o dilema entre construir escolas e prisões. “É um dilema falso, tem de fazer as duas”, afirmou. “O governo federal tem de entrar como coordenador na questão da segurança. Tem de entrar a todo vapor nisso, a situação no Brasil é gravíssima.”
Saúde
O presidenciável tucano aproveitou a entrevista para lembrar suas ações na área da Saúde, tanto como governador, quanto como ministro de FHC. Serra disse que o setor não avançou durante o governo Lula,reclamou do fim dos mutirões e disse que a população precisa receber remédios de forma gratuita.
“Na saúde você não pode ficar parado, a demanda está sempre crescendo. Acabaram os mutirões, diminuíram os investimentos, faltam consultas. Falta mais remédio de graça. Metade população brasileira não tem dinheiro para comprar remédio”, declarou. “A saúde é o típico setor em que o Brasil pode mais. Pode ir muito mais”, afirmou, usando o slogan que tem marcado sua pré-campanha.
Chega de saudade
Para encerrar, Datena provocou Serra ao dizer que o tucano afirmou, antes do início da gravação, que Dilma escolhera mal o tango El dia en que me queiras, de Gardel, para cantar no último bloco do programa. Ao vivo, Serra elogiou o gosto musical da adversária, mas disse que a canção era difícil. Constrangido, o tucano não teve outra escapatória a não ser cantar: Chega de saudades, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, foi a música escolhida.

Veja a entrevista de José Serra no Brasil Urgente, da Band. Ele fala de Segurança, bolsa família, direitos dos portadores de necessidades especiais, moradia em áreas de risco. E até canta Bossa Nova.
Assista aqui no portal da Band.
Assista aqui, em trechos mais curtos, no canal Amigos do Serra.
(Fonte: Site Amigos do Serra)

Nenhum comentário: