quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Sejudh divulga edital de convocação para eleição dos representantes da sociedade civil do Conselho de Juventude do Estado do Pará – COJUEPA

A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH) divulgou no último dia 25 (Sexta-feira) e republicou no dia 28 (Segunda-feira), o edital de convocação da eleição do Conselho de Juventude do Estado do Pará, para biênio setembro de 2014 a setembro de 2016.

A eleição para o Conselho será no próximo dia 29 de agosto (sexta-feira) e a mesma integrará a Programação do I° Seminário Estadual de Juventude – Protagonismo Juvenil e Cultura de Paz que ocorrerá nos próximos dias 28 e 29 de agosto. O referido seminário é promovido pelo programa PROPAZ Juventude e pela Coordenadoria de Promoção dos Direitos da Juventude da SEJUDH, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia.

O Conselho de Juventude do Estado do Pará (COJUEPA) é um órgão colegiado de caráter deliberativo, consultivo e fiscalizador, vinculado a SEJUDH e tem como atribuições promover entendimento e intercâmbio com organizações que tenham objetivos comuns, incentivando a criação de Conselhos Municipais de Juventude dentre outras.

O objetivo da eleição é preencher as 26 cadeiras da sociedade civil (titular e suplente) em cumprimento ao disposto da lei Estadual n° 6936, de 22 de dezembro, que criou o referido conselho. Poderão se candidatar entidades de juventude nas seguintes categorias: Juventude Estudantil, Juventude Artística e Cultural, Juventude Negra, Povos e comunidades tradicionais e do campo, Juventude pela Diversidade Sexual, Juventude Religiosa, Juventude Trabalho e Renda, Juventude Ambientalista, Juventude Esporte e Lazer, Juventude Jovens Mulheres, Juventude Jovens Empresários e Empreendedores, Fórum e Redes de Juventude, Entidade de apoio as Políticas Públicas de Juventude e Juventude Partidária.

De acordo com Raimundo Rodrigues, Coordenador de Promoção dos Direitos da Juventude da SEJUDH, o COJUEPA, foi criado no primeiro governo Simão Jatene em 2006 e foi uma das ações iniciais das PPJs no estado do Pará. No ano passado, através do projeto Encontros Temáticos de Juventude, realizado pela Coordenadoria de Juventude da SEJUDH e pelo o programa PROPAZ, e em atendimento a uma demanda da própria juventude durante a II Conferência Estadual de Juventude realizada em 2011, o Governo do Estado pautou a temática juventude no âmbito municipal com apoio das organizações de juventude da sociedade civil organizada. O referido projeto foi uma capacitação na área de criação dos conselhos municipais de juventude,bem como fomentou o debate sobre o fortalecimento do COJUEPA com jovens de todas as regiões do estado .“A reativação do COJUEPA é mais uma etapa na construção de um verdadeiro pacto pela juventude do nosso estado.O mesmo será um instrumento de controle social para as políticas públicas de juventude do estado do Pará ,fortalecendo assim a relação da sociedade civil com o governo na garantia de direitos para a nossa juventude, destacou Raimundo.

A Ficha de Inscrição para os candidatos interessados está disponível no site www.sejudh.pa.gov.br , e abaixo, está disponível o link com o edital de convocação da eleição dos representantes da sociedade civil do COJUEPA. Maiores informações,também podem ser obtidas através do telefone (91) 4009-2733.


(Fonte: sejudh.pa.gov.br - Texto: Suzane Lins)

Nenhum comentário: