Do plenário do Senado, o senador Aloysio Nunes (PSDB/SP) fez, nesta quinta-feira(15/09), uma defesa veemente do voto distrital, em contraponto ao PT e PMDB, que querem impor “o pior sistema eleitoral do mundo”, com lista fechada, financiamento público e o chamado distritão, “misturando o que há de pior das propostas desses dois partidos, com o aval do ex-presidente Lula.

“Como esse vínculo se dissolve, a responsabilidade política do eleito em relação ao eleitor também se esvai, começando a surgir políticos que, como dizem, estão se lixando para a opinião pública, porque ninguém se lembra em quem votou e ele também não se lembra dos eleitores que votaram nele, mesmo porque ele não os conhece. Ele é obrigado a fazer campanha numa enorme circunscrição eleitoral, onde não há a menor possibilidade de um contato mais próximo e direto entre o candidato e o eleitor”.
O líder do DEM, senador Demóstenes Torres (GO) se associou às palavras do senador Aloysio e afirmou apoiá-lo “entusiasticamente”, em prol da melhoria da qualidade da política e da fiscalização popular. Demóstenes ponderou que a própria Justiça Eleitoral já manifestou que o voto distrital é o mais simples e barato de ser implantado entre todos os sistemas. Aloysio Nunes agradeceu e reiterou que apresentou uma PEC para regulamentar o voto distrital. “É uma luta difícil, mas a sociedade já manifesta uma consciência de que é preciso mudar nessa direção para promover mais responsabilidade na política”, salientou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário